Design para Designers

Há algum tempo atrás estive dando uma olhada em alguns blogs e forums procurando algumas marcas, logos, material de inspiração e pessoas em que pudesse trocar informações. Mas o que procurava era na verdade era uma bagagem, visual ou de informação/metodologia de trabalho, para melhorar meu cohecimento no assunto. Sou apaixonado por criar marcas. Mas por desgosto achei muita coisa ruim, muita coisa mal construída onde percebia que não existia sequer alguma explicação técnica ou não se percebia tal conhecimento. Acabei que num destes blogs deixei umas dicas pro autor das peças, o qual me retornou pedindo alguns conselhos além dos que lá deixara. Não preciso dizer que até hoje recebo emails de pessoas pedindo ajuda.

A criação de uma marca é algo muito específico, é muito focado no cliente e no mercado que está inserido. Não é como perguntar o resultado da raiz quadrada de 49. Se tivesse uma fórmula, pra que serviriam os designers?

Andei lendo uns artigos muito interessantes que imagino ser uma ajuda pra quem não sabe ou pra quem já sabe mas não conseguiu sintetizar com clareza certos pontos. Vou fazer um apanhado de trechos para ficar mais interessante.

:::::::::::::::::::::::::

Então, como criar para o cliente?

1. Ouça
2. Abrace a visão do cliente
3. Escreva tudo. Caso necessário, assine o briefing e peça a assinatura do cliente.
4. Crie isso, não crie nada diferente.

Comece com o pé direito e, claro, faça o seu trabalho. Existem várias formas de criar algo maravilhoso, mas tudo passa por processos e evolução.

A chave é um briefing criativo. As coisas que estão escritas ditam 2 regras importantes: um, mantém o foco diante de todos. Como Designer deves saber como é fácil seguir a forma e perder a função. Dois, dá a chance do cliente julgar os resultados, isto mantém o diálogo em alto nível. Por exemplo, podem perguntar “Esse design transmite segurança, confiança e estabilidade?” e não “Porque usaste dois pontos ao invés de um fio?”.

Pra finalizar, se quiseres explorar algumas marcas, evoluções, visite o site da Karen (em inglês). Vale a pena olhar o link Antes e Depois (Before and After) comparando as marcas redesenhadas.

:::::::::::::::::::::::::

Espero que este post ajude.
Até mais.

LPM
tudo posso naquele que me fortalece.
fonte: Before and After Magazine

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s