BRIEFING, o que é e como fazer um

criatividade

Briefing é a peça chave de toda criação. Principalmente quando se fala de publicidade e design. Para toda criação é necessário que tenha em mente o foco, o target, o alvo. Vamos objetivar trabalhando em cima do design, mais especificamente (porém nem tanto, né?). Vou fazer um esforço para não canalizar uma área do design. Todos podem seguir estas regras, seja design de interiores, design de produto, webdesign, design gráfico, design em suas múltiplas facetas e aplicações.

O que é um BRIEFING?

Briefing é o conjunto de perguntas previamente determinadas para a composição de diretrizes que irão nortear a criação do produto/serviço solicitado. Briefing é o conjunto de perguntas que ajudarão a cercar o problema do cliente a ponto de conseguires perceber exatamente o que o cliente deseja, o que o cliente espera, os resultados que podem ser atingidos, ferramentas/linguagem que deve ser empregados.

Portanto Briefing é essencial antes mesmo de qualquer pesquisa, antes de qualquer tipo de envolvimento ou empenho em cima do problema. É o pontapé inicial da partida. Ninguém ganha jogo antes do apito inicial do juiz, o gol só vale dentro do tempo regulamentar. Mas alguém pode dizer: “Eu acho que se ganha a partida antes mesmo do começo, dependendo das estratégias e posturas, o jogo já pode começar em vantagem, não é verdade?” – e eu digo: é verdade. Portanto faça desta estratégia preliminar a criação do melhor briefing que puderes.

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Andei fazendo uma pesquisa faz algum tempo, lembro de ver uma entrevista com Peter L Phillips (é um especialista reconhecido internacionalmente no desenvolvimento de estratégias de gestão empresarial concepção e programas)  que relatou ao Conselho do Design de Londres estatísticas de mega empresários amigos dele, onde um relatou que um briefing bem preparado reduz cerca de 15% o tempo de criação e acerto. Outro, porém, disse que um briefing consistente pode reduzir até 50% do tempo de acerto. Eu acho realmente que estes números fazem parte de uma estatística que trabalha com médias. Ou seja, muitas vezes o tempo pode ser menor que 50%, mas pra elevar esta média, significa que muitas vezes este número ultrapassam os 50%.

Neste mesmo material falava em não economizar. Listar o maior número de perguntas possíveis. Tinha um número que me me chamou a atenção: um briefing bem elaborado têm no mínimo 20 páginas. Pode? Claro. Minhas pesquisas não chegaram tão longe (ainda) mas Deus pode fazer com que eu chegue no impossível. Digo isso porque os meus não passavam de 3 páginas. Eu sei que deveria estar com verginha de falar isso, mas serve pra mim encarar os fatos e tomar a decisão de evoluir. Mas sempre lembre, não é para “encher linguiça” – é para reunir o maior número possíves de perguntas úteis, inteligentes, perguntas que irão te dar respostas práticas. Perguntas diretas e subjetivas.

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Quanto as peguntas, como reunir as que te levem à respostas que precisas? Boa, isso é o tendão de aquiles. Aqui é que está o grande abismo onde uma única ponde de corda e madeiras enfileiradas, uma a uma, lado a lado, poderão te levar ao outro lado. Claro que nunca achei uma resposta exata, é tudo muito amplo, relativo e pessoal. Pense nas perguntas, pense nas respostas, e sempre se coloque no posto do cliente. Faça perguntas para pessoas de fora, tipo irmão, irmã, marido, namorada, mãe, amigo, sei lá. Elas poderão te dar uma noção de quão consistente você estará sendo. Claro que deves dar uma breve introdução. Caso esteja em dúvida entre uma ou outra pergunta, is not a big deal, sem problemas – tire a pergunta ou mantenha – tanto faz. Não é porque tem uma ou outra tábua quebrada no meio da ponte que impedirá você de atravessar, não é mesmo? O problema é se tiveres um conjunto de perguntas que não te trazem respostas claras. Da mesma forma que terás um buraco em sua ponte, terás um buraco onde sua criatividade poderá escapar. Isso pode significar um erro de percurso, consequentemente uma reprovação do seu trabalho final.

Colhi um material muito interessante, pesquisei e por muito tempo batalhei para criar um “modelo” onde pudesse disponibilizar a todos, além de ser um grande exercício pra mim. Mas tudo começou a ficar tão grande, não via o fim, parecia que a cada vez que atravessava uma porta, existia um novo universo a desbravar. Portanto não tenho nenhuma fórmula mágica ou roteiro pronto. O que posso dizer é que meus briefings têm perguntas específicas e variáveis. Específicas são aquelas que dão uma resposta direta e clara e se repetem de cliente para cliente, de peça para peça. Por outro lado, as variáveis são subjetivas, mudam conforme o cliente, conforme o trabalho ou conforme a resposta que desejo obter. Por exemplo: Específica – Existe alguma cor ou conjunto de cores pré-definidas para este material? – veja como ela pode migrar para qualquer cliente, para qualquer trabalho (na minha área pelo menos). Variável – Defina a faixa etária do público-alvo masculino: – Podemos perceber que esta pergunta pode ser totalmente desnecessária para a criação de um logotipo de uma empresa de telefonia, agora essencial para a criação de uma embalagem de preservativos, ou comercial de cerveja ou bebida em geral.

Bem, fico por aqui. Espero que tenha ajudado. Deixem comentários e links pra blogs interessantes em Design. Vai fomentar minha imaginação e trazer conteúdos cada vez melhores.

Abraço a todos.

LPM/designer

37 comentários sobre “BRIEFING, o que é e como fazer um

  1. Olá Luiz,
    vc poderia me passar esse “modelo” de briefing? Dependendo do setor, com certeza as perguntas mudam, mas ajudaria muito ver quais são as perguntas basicas de seus questionarios!!! Vc tem acesso ao meu email? não?!
    abç e obrigaado

  2. Oi Luiz,
    Adorei o site, muito inspirador saber das experiencias de profissionais com mais experiencia na area e de mercado. Eu estou começando o curso agora ( tecnico em design de interiores – Senac ) e me deparei com meu primeiro projeto e por consequencia meu primeiro briefing, confesso que estou bastante perdida na escolha das perguntas e agradeceria imensamente se vc pudesse me passar o seu modelo de briefing, para ter uma base.

    Obrigada e PARABÉNS pelo site!!!
    bjos

    • Elisa, não existe modelo. Mas posso te indicar um link que pode te ajudar. É um livro que tem o que precisas. Dê uma folhada online, se puderes, compre, pois vai ser extremamente útil pra vc no futuro.
      Link: http://issuu.com/editorablucher/docs/issuu_briefing_isbn9788521204381?mode=embed&documentId=090130140122-a66e10f6e92342e29761615b673bbe4d&layout=grey&layout=http://www.blucher.com.br/layout.xml
      ou: http://www.blucher.com.br/livro.asp?Codlivro=04381

      Mas o que posso dizer é que deves ir pensando de uma forma macro e depois vá afinando. Por exemplo: 1 – O que o cliente quer? 2 – O que o cliente precisa? 3 – O que eu preciso? Depois vá afinando: 1a – O que o cliente quer com este trabalho? 1b – O que o cliente quer de retorno com este trabalho? 2a – O que o cliente precisa pra suprir as deficiências dele? 2b – O que o cliente precisa pra atingir novas áreas de mercado? 3a – O que eu preciso de informações para a o pessoal da criação? 3b – O que eu preciso pra atingir as expectativas do cliente? …vá afinando até que terás uma lista. Alguns destes tópicos podem cair fora. Mas cada trabalho, cada cliente exigem informações diferenciadas. Esta é uma fórmula pra criação de briefing, mas pesquise pois exitem formas mais dinâmicas. Lembre que um bom briefing demora pra ser criado mas poupa metade do tempo de criação do job.

      Espero que ajude.
      Me mantenha atualizado, o que mais posso ajura, ok?
      Boa sorte.

      LPM/designer

      • Flávia, um briefing é algo complexo e específico, lhe aconselho que leias o livro que indiquei no post que vai te ajudar muito. Não tenho “modelos” prontos, mesmo porque não sou designer de interiores, sou designer gráfico.
        Obrigado pelo comentário e apareça.

        LPM/designer

  3. Bom dia….

    Sou aluna de Designer de Interiores, estou no segundo período, tenho um trabalho final de Perspectiva e a professora nos solicitou um Briefing do perfil do cliente. O trabalho consiste em modificar uma planta baixa e adequarmos ao perfil de um cliente que devemos escolher.
    Peço a gentileza q me envie um modelo de briefing para desinger de interiores.
    Obrigado….

    • Erisângela, se perceberes, no meu post tem a indicação de um livro especializado. Vale a pena investir. Não tenho um modelo específico, depende do trabalho e da área.
      Pena não poder te ajudar.

      Boa sorte.

      LPM/designer

  4. Oi, Luiz Monteiro!

    Adorei as dicas. Eu gostaria muito de ver um modelo de Briefing na área de design de interiores. Estou precisando. Quero seguir essa área.

    • Oi Isadora.

      Se você leu meu post, deve ter visto o livro que indiquei. Acho que é uma boa dica. Infelizmente não tenho este “modelo” para design de interiores.
      Abraços.

      LPM/designer

  5. Olá, amei a sua publicação, mas tem como voce me passar por e-mail um exemplo de Briefing, sou aluna de Design de Interiores, estou no começo ainda…
    Obrigada e Parabéns!

    • Desculpe-me, mas não sou designer de interior. E não tem um modelo mágico que possa te passar. Compre este livro que falo no post que vai te ajudar muito.

      Abraços e obrigado pelo comentário.

      LPM/design

    • Karen, tudo bem?

      Modelo não tenho, mas podemos elaborar algum trabalho neste sentido.
      Entre no site LPMdesign.com e entre em contato comigo.

      Abraços.
      LPM/design

  6. Olá,
    estou meio perdida de como montar um briefing para a organização de um evento, já tiquei alguns topicos relevantes que eu não posso esquecer mas queria deixar de um modo mais formal com cara de briefing mesmo, tem como voce me ajudar ?
    abraço

  7. Boa tarde, tenho formação técnica pela Panamericana, gostaria de receber um exemplo de briefing.

    Gostei do seu site.

    Obrigada

    • Oi Juliana, obrigado pelo comentário e elogios.

      Na verdade o post foi sobre o livro e a importância de um briefing. Não sou expert e não poderei te ajudar neste assunto específico. Boa sorte na sua busca!

      Abraços,

      LPM/design

  8. Desculpe, mas eu não resisto: a todos que ficaram pedindo modelos de briefings por Luiz, criem vergonha na cara. Se vocês não souberem a finalidade de um briefing e nem como criar um, vocês NÃO VÃO SE BENEFICIAR EM NADA. Eu acho uma droga o tipo de pessoa que tenta achar uma solução fácil apra tudo nas costas dos outros, achando que alguém vai te passar uma fórmula mágica de como melhorar o seu trabalho.

    Vão ler seus (veto do blog).

    • Pouco tarde, mas para não ficar sem resposta. O site estava desativado.
      Não estou trabalhando com casamentos.

      Espero que tudo tenha corrido bem.
      Abraços,

      LPM | designer

  9. Bom, vendo tanta gente perguntando a respeito de um briefing para design de interiores, busquei nos meus guardados o questionário que i arquiteto me fez qdo da reforma da minha casa. Não trabalho na área, mas como ajudar não dói, lá vai:

    – Quem são os moradores? Solteiro ou casal? Filhos?
    – O imóvel é uma moradia provisóra ou definitiva? Quanto tempo pretende viver nele?
    – Alergias?
    – Quais as cores que mais agradam e qual efeito cada tom causa em seu espírito?
    – Que tipo de clima pretende criar em cada ambiente da casa?
    – Possui coisas que quer manter ou pretende comprar tudo novo?
    – Com que estilo se identifica? Do que não gosta? (móveis, adornos. etc.)
    – Tem animais de estimação ou pretende ter?
    – Empregada? Costuma comer em casa? Gosta de cozinhar?
    – Trabalha em casa? Em que horários?
    – Recebe visitas? Em que lugar gosta de recebê-las? Tem hóspedes eventuais?
    – Algum hobby? Coleções? Manias, aversões?
    – Qual a frequência de uso de cada ambiente? Em quais situações? Quem usará?
    – Prefere ambientes com muitos elementos ou mais clean?
    – Existe perspectiva de aumento da família? Casamento? Filhos?

    Sugestões de perguntas que podem ajudar a clarear as ideias na hora de compor seu projeto; seja criativo e formule mais algumas. Com estas acho que já dá pra se ter uma ideia de como iniciar um, né?
    Espero ter ajudado.
    Bjsssss

    • Que ótimo Ju. Eu prefiro ainda fazer uma separação de itens conceituais, itens objetivos, histórico e objetivos a serem alcançados (o que esperam com seu trabalho). Isso facilita em um moodboard, numa tabela criativa ou outro método que utilize. E isto varia de área para área.
      Mas todavia, obrigado pelo seu comentário, sempre é enriquecedor.

      Abraços,

      LPM | designer

  10. Olá! Bem, eu realmente entrei na internet para ter uma ideia do que perguntar, quais são os melhores modos de “chegar ao cliente” e realmente adorei o seu post e a indicação do livro! Já estou vendo para comprar agora mesmo!! Muito obrigada pela contribuição!! 🙂

    • Obrigado!
      Se puderes dê um feedback de sua evolução. Acho que já deu tempo para observar, né?
      Estou reativando o site. Espero que ainda haja tempo para seu retorno. Seu comentário é fundamental para nossas (todos) trocas de experiências.
      Obrigado pelo seu comentário.

      Abraços.

      LPM | designer

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